Esdras Dantas de Souza
Bacharel em Direito pela Faculdade do Distrito Federal - Ceub (1979) e pós-graduado em Direito Público Interno pelo ICAT/Centro Universitário do Distrito Federal. É professor titular da Faculdade de Direito da Upis, no Distrito Federal, desde 2004. Exerceu o magistério jurídico na Faculdade de Direito da UDF (1980-1999), da Fundação Santo Ivo (1992-1996) e da Faculdade de Direito do Distrito Federal – Uniceub (1993-2000).
Exerceu os seguintes cargos públicos: servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; assistente da Procuradoria Jurídica da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal; conselheiro do Conselho de Entorpecentes do Distrito Federal – Conen-DF; procurador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; coordenador de estudos e pareceres e coordenador de atos judiciais da Consultoria Jurídica do Ministério da Ciência e Tecnologia; juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.
Na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Distrito Federal, foi conselheiro por cinco mandatos consecutivos; diretor-geral da Escola Superior de Advocacia; Presidente da Fundação de Assistência Judiciária; diretor 2º Secretário; diretor tesoureiro e presidente da OAB/DF por dois mandatos consecutivos (1991 a 1995).
No Conselho Federal da OAB foi conselheiro por quatro mandatos consecutivos; diretor tesoureiro e presidente da Terceira Câmara da OAB Nacional.
Atuou como examinador titular em bancas examinadoras de concursos públicos para ingresso nas carreiras da Magistratura e do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Distrito Federal (OAB/DF) por dois mandatos consecutivos (1991 a 1995).
É advogado atuante no Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 1ª e 5ª Regiões e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
É membro do conselho editorial da Revista Consulex e autor de vários artigos jurídicos publicados em revistas e jornais especializados.

